De Prima apresenta: “Guia” da Chave Ouro de Futsal

Cascavel Futsal é o atual campeão da Chave Ouro (Foto: Cascavel Futsal)

Neste sábado, é dado o pontapé inicial do Campeonato Paranaense de Futsal da Série Ouro de 2022. 14 times brigam pelo título da competição estadual mais disputada do Brasil, que tem como último campeão o Cascavel Futsal.

A rodada de abertura tem dois jogos neste sábado. Às 20 horas, Foz Cataratas e Pato Futsal se enfrentam no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu e às 20h15, Ampére Futsal e Operário Laranjeiras entram em quadra no Ginásio Municipal de Sta Izabel do Oeste, local onde o Ampére mandará suas partidas.

A rodada inaugural completa tem os seguintes jogos:

  • Foz Cataratas Futsal x Pato Futsal – Sábado, 20h
  • Ampére Futsal x Operário Laranjeiras Futsal – Sábado 20h15
  • AAEMA/Mariópolis Futsal x Cascavel Futsal – Terça, 20h
  • Palmas Futsal x Umuarama Futsal – Terça, 20h10
  • Marechal Futsal x Galo/Dois Vizinhos Futsal – Quarta, 19h30
  • Marreco Futsal x Acel/Chopinzinho Futsal – Quarta, 19h30
  • CAD/Guarapuava Futsal x Campo Mourão Futsal – Quarta, 20h

Com o inicio da Série Ouro, o De Prima preparou um pequeno guia sobre todos os times da competição:


AAEMA/Mariópolis

Vice-campeão da Chave Prata de 2021, a AAEMA estreia na Chave Ouro em 2022. Fundado em 2014, o clube disputa pela primeira vez a elite do futsal Paranaense, e quer se manter na 1ª divisão.

Fala professor, Tchelo:

“Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, já que é o primeiro ano da AAEMA na Chave Ouro. A equipe está numa evolução, mesmo não tendo muito tempo de preparação. A gente espera fazer uma grande competição, sabemos do nível bastante alto mas muito equilibrado. Sabemos da nossa força, temos um time jovem, mas com muita vontade de mostrar trabalho e aprender. Resultado é consequência desse trabalho!”

Fala presidente, Ivandro Garcia Leite:

“A expectativa é a melhor possível dentro da nossas possibilidades. É uma coisa que a gente busca a vários anos (vaga na Chave Ouro). Estamos trabalhando forte para continuar na Chave Ouro e esse é o nosso objetivo, a permanência! Temos jovens e promissores atletas, acreditamos que vamos fazer bonito e representar bem a cidade, que tanto esperava essa vaga na Chave Ouro”.

Elenco:

Bibi (G)
Henrique (G)
Mika (G)

Pedrinho
Dieguinho
Pelezinho
Poeta
Zanotto
Felipe Otto
Leozinho
Pebinha
Ceará
Humberto
Gabriel
Adriano
Carioca

Técnico: Tchelo


Acel/Chopinzinho

Eliminado nas quartas de final do Paranaense de 2021 e semifinalista da Liga Paraná, a Acel quer mais nesta temporada. Para isso, vários reforços foram anunciados, o comando técnico agora é de Daniel Júnior, ex-treinador do Joinville. A missão é tentar se infiltrar entre os favoritos e quem sabe, trazer o título para Chopinzinho.

Entramos em contato com a Assessoria da Acel/Chopinzinho solicitando palavras do treinador e do presidente, mas até o momento da publicação, não obtivemos respostas.

Elenco:

Gabriel Delduque (G)
Hulk (G)
Nicolas (G)
Léo Souza (G)

Gabriel
Leozin
Elenilson
Yan Barbosa
Vini
Eric
Pedrinho
Ian
Douglas
Sol Sales
Max
Emerson

Técnico: Daniel Jr.


Ampére Futsal

Fundado em 2010, o Ampére Futsal vem para seu 12º ano de projeto. De lá pra cá, são dois títulos da Chave Prata, em 2013 de forma invicta e em 2018, um título da Chave Bronze em 2016 e cinco participações na Chave Ouro: 2014, 2015, 2019, 2020, 2021 e agora em 2022 disputa a competição pela 6ª vez, a 4ª de maneira consecutiva.

Fala professor, Dalton Bacana:

“Expectativa é grande. Estamos bem confiantes para esse ano na Chave Ouro. Trouxemos um grupo novo, estou bastante contente com essa reformulação que foi feita, estão dentro dos conformes dos atletas que eu precisava para por em prática meu sistema de jogo. Mas  o campeonato é difícil, não é atoa que é o estadual mais forte do Brasil”.

Fala presidente, Rodrigo Machado:

“A expectativa é a melhor possível dentro da nossas possibilidades. É uma coisa que a gente busca a vários anos (vaga na Chave Ouro). Estamos trabalhando forte para continuar na Chave Ouro e esse é o nosso objetivo, a permanência! Temos jovens e promissores atletas, acreditamos que vamos fazer bonito e representar bem a cidade, que tanto esperava essa vaga na Chave Ouro”.

Elenco:

Roni (G)
Luan (G)
Cleison (G)

Jardel 
Danrlei 
Ricardinho 
Gerryn 
Lucas Eto 
Japa 
Lucas Bocha 
Paulinho 
Igor Velho 
Dudu 
Evaristo

Técnico: Dalton Bacana


Campo Mourão Futsal

Atual vice-campeão estadual, o Campo Mourão quer o título nesta temporada. Para isso, aposta em várias contratações que enriqueceram o elenco. Por outro lado, alguns jogadores importantes deixaram o clube, como Cabreuva e Selbach. A intenção é apenas uma para a temporada: o título estadual.

Fala professor, Giba:

“Espero que tenhamos um ano de muito sucesso, de evolução e aprendizado que é importante também. Grato pela oportunidade de defender as cores do Campo Mourão”.

Fala presidente, Rodrigo Machado:

“Recebemos todos de braços abertos e esperamos ser um ano de muitas conquistas”.

Elenco:

Renato (G)
Ramon (G)
Ângelo (G)

Vítor
Trevenzoli
Dudu
Gu Cardozo
Nardinho
Nico
Deivão
Bruninho
Malcom
Leandro Caires
Tom
Caio

Técnico: Giba


Cascavel Futsal

Atual Campeão Paranaense e Campeão da Liga Nacional de Futsal, o Cascavel Futsal vai em busca do Octa campeonato estadual e é o time a ser batido na competição. Principal postulante ao título em 2022, o Cascavel chega com um elenco muito parecido com aquele de 2021, com poucas baixas e alguns reforços importantes.

Fala professor, Cassiano Klein:

“Esperamos um campeonato muito equilibrado, como foi nos outros anos. Temos diversas equipes que disputam a Liga Nacional, além de outras muito competitivas também. A Chave Ouro é uma das competições mais fortes do país e teremos que nos dedicar muito nos jogos para ter sucesso. É um campeonato longo que premia as equipes mais regulares. E vamos em busca disso em todas as partidas”.

Fala presidente, Jefferson Zini:

“A nossa expectativa é continuar chegando nas finais e brigar pelo título da Chave Ouro mais uma vez. Tivemos a felicidade de erguer o troféu nos dois últimos anos, sabemos que será um campeonato muito difícil mais uma vez, mas temos um bom time, mantivemos a base do ano passado, nos reforçamos bem, e tenho certeza que estaremos lutando pelo tricampeonato consecutivo”.

Elenco:

André Deko(G)
Deivão (G)
Fernando(G)

Kevin
Selbach
Minatti
Jhony
Micuim
Hernandes
Carlão 
Ernani
Zequinha
Gustavinho
Dieguinho
Gabriel Gurgel
Jorginho
Gessé 

Técnico: Cassiano Klein


Dois Vizinhos

Semifinalista da Chave Ouro de Futsal em 2021, o Dois Vizinhos quer mais nesta temporada. O objetivo do time, que agora é treinado por Fininho, é chegar ao título da competição estadual. A base do bom elenco de 2021 foi mantida, e boas contratações foram realizadas. O time promete e muito para 2022!

Fala professor, Fininho:

“Estou muito motivado, feliz pela oportunidade de estar em Dois Vizinhos. Sabemos que temos uma equipe que está crescendo, uma equipe que está buscando seu espaço e, pode ter certeza, que teremos muito empenho e muito trabalho para chegarmos aos nossos objetivos”.

Fala diretor, Diomar Ruaro:

“Estamos muito felizes com a montagem desse elenco, esperamos que 2022 seja um ano ímpar, de muitas conquistas e felicidades para o nosso torcedor, para os patrocinadores. Primeiro conseguimos manter a base, perdemos apenas dois atletas, isso faz com que a gente saia na frente dos outros times. É muito importante o entrosamento para um campeonato que tem sete equipes de Liga Nacional. Na sequência, buscamos reforçar algumas posições que estávamos sofrendo nos últimos anos, fizemos quatro contratações pontuais, de peso e aí reformulamos a comissão técnica, que foi uma dificuldade muito grande em 2021 e esperamos que em 2022 dê certo. Queremos que o Galo voe alto no Paranaense e em todas as competições que disputar”.

Elenco:

Mello (G)
Ilbério (G)
Jaime (G)

Deilton
Felipe
Wendel
Neném Ribeiro
Douglas Jesus
Levi
Vitinho
Lukinhas
Lukinha
Matheus
Fragozo
Negão

Técnico: Fininho


Foz Cataratas

Líder da primeira fase da Chave Ouro de 2021, o Foz decepcionou nos playoffs não chegou nem na semifinal da competição. A expectativa é de um 2022 melhor no estadual, e o título é o principal objetivo da equipe. Para isso, contratações pontuais foram feitas, além da manutenção de vários jogadores importantes.

Fala professor, Banana:

“Teremos um time jovem e rápido. Vamos trabalhar dia a dia para que esse ano possamos conquistar títulos. O nosso time será ainda melhor que o do ano anterior. Garantiremos muita emoção e excelentes resultados”.

Fala presidente, Adelio Demeterko:

“Expectativa é muito positiva, nesta temporada teremos participação do torcedor desde o primeiro jogo e temos uma participação muito importante da família iguaçuense. Observamos que o campeonato vai ser ainda mais competitivo, equipes se reforçaram, então é um campeonato muito equilibrado, quem vai ganhar vai ser o torcedor. Teremos grandes jogos do começo ao fim do campeonato e muitas equipes brigando pelo título”.

Elenco:

Peixe (G)
João Paulo (G)
Olavo Netto (G)

Léo Evangelista
Pedro Beraldo 
Churrasco
Willian Brandão
Juninho
Welinton 
Léo Griggio
Biel

Andrezinho
Gabriel
Raul
José Eduardo
Feijão

Técnico: Banana


CAD/Guarapuava

Um dos clubes mais tradicionais do futsal paranaense está de volta a Chave Ouro. O CAD retorna a elite estadual após ser Campeão da Chave Prata de 2021. O objetivo é se manter na elite nesse ano de retorno, para no futuro voltar a alçar voos maiores, e tentar trazer novamente o título para Guarapuava.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa do CAD, e obtivemos a seguinte resposta sobre a expectativa para a temporada:

“Manter o clube na Chave Ouro e representar bem nosso município, mantendo as finanças em dia para passo a passo elevar nosso patamar competitivo”.

Elenco:

Marco Tulio (G)
Maionese (G)
Guilherme (G)

Bolivar
Kristian
Jeep
Gui Canhoto
Kadu
Tayson
Adson
Kaio
Lustosa
Tiago
Japa
Maicon
Nelsinho

Técnico: Baiano


Marechal Futsal

O “jovem” Marechal Futsal chega em 2022 para se firmar como uma das principais forças do futsal paranaense. Sem nomes badalados, a equipe de Marechal quer brigar pelo título do estadual em sua terceira participação na elite. Além da Chave Ouro, o time ainda terá pela frente a disputa da Liga Nacional de Futsal e da Liga Futsal Paraná.

Fala professor, Roberto Nunes:

“A equipe do ano passado tinha uma característica diferente, era mais jovem e veloz, que gostava do jogo um para um. Neste ano temos um elenco mais experiente, que gosta de jogar com a bola no pé. Com o passar do tempo vamos colocando nosso estilo de jogar”.

Fala gestor, Cristiano Bortolon:

“Nossa ideia é um time compacto, bem estruturado em todas as posições. Na metade do ano, desejamos trazer mais duas cerejas do bolo, para dar algo a mais para nós. Fizemos sete contratações e sabemos que junto com as renovações, poderão entregar bem e fazer o projeto funcionar”.

Elenco:

Obina (G)
Índio (G)
Eric (G)

Biro
Bruno
JP Quixeré
Gui Falcão
Victor
Djheslei
Gilvan
Bicão
Dracena
Neto Lira
Caíque
Murilo Ziller
João Machado
Luan
Léo Ibaldi

Técnico: Roberto Nunes


Marreco Futsal

Reformulado, o Marreco Futsal quer voltar a ser uma potência no futsal paranaense. Para isso, a conquista da Chave Ouro é mais do que importante para a equipe. O clube conseguiu acertar a casa e trouxe jogadores interessantes para a disputa da competição. Ainda assim o foco é todo na Liga Nacional de Futsal, e por isso, o clube irá utilizar o elenco sub-20 nos jogos fora de Francisco Beltrão pela Chave Ouro.

Fala professor, Fabinho Santos:

“Nossa equipe tem 11 atletas novos e cinco remanescentes, requer muito trabalho, mas temos muito tempo para conseguir entrosamento. É tudo muito rápido, pois o foco é a preparação física. Objetivo é fazer bonito na Chave Ouro”.

Fala presidente, Ivo Dolinski:

““Podemos dizer que o Marreco está redondinho. Tem problemas? Tem! Mas podemos dizer que saiu daquela dificuldade que tinha. Objetivo é fazer uma temporada muito melhor que a passada”.

Elenco:

Carlos (G)
Renan Cabral (G)
João Garcia (G)
Rodrigo (G)

Neto Veiga
Vitor
Kauê
André
Amadeu
Lolatto
Tony
Ediomar
Japa
André Marques
Luiz Henrique
Gabriel
Dondael
Douglas Cappa
Humberto
Teixeira
Thiago Cunha

Técnico: Fabinho Gomes


Operário Laranjeiras

Atual campeão da Liga Paraná, o Operário Laranjeiras é um dos times mais promissores do Paraná. O clube chega com o objetivo de ir longe na Série Ouro. Para isso, trouxe diversos importantes reforços, além da renovação de vários jogadores de destaque em 2021. Além disso, o clube disputa pela primeira vez a Copa do Brasil de Futsal.

Entramos em contato com a Assessoria da Operário Laranjeiras e conseguimos fala apenas do presidente da equipe.

Fala presidente, Tilim:

“Nosso projeto agora é fazer uma boa Série Ouro neste ano, e em 2023 e 2024 disputar a Liga Nacional”.

Elenco:

José (G)
Ari (G)
Veloso (G)

Dodô
Everton Andrigo
Ian
Feitosa
Rafinha
Valtinho
Gabriel
Tomás
Zoi
Kevin
Marcelo Bigode
Dario
Velloso
São Pedro

Técnico: Luciano Bonfim


Palmas Esportes

O Palmas chega para mais uma temporada da Chave Ouro com o objetivo de permanecer na elite do futsal paranaense. No ano passado o clube conseguiu chegar a 2ª fase, mas caiu para o Pato Futsal. Nesse ano a tarefa parece ser mais díficil, principalmente pela força dos adversários.

Entramos em contato com a Assessoria do Palmas Esportes solicitando palavras do treinador e do presidente, mas até o momento da publicação, não obtivemos respostas.

Elenco:

Melão (G)
Heryck (G)

Alisson
Gui
Soldado
Vini
Heitor Isidoro
Ronald
Léo Fernandes
Rato
Rafinha
Matheus Nunes
Mateus Marques

Técnico: André Carrinho


Pato Futsal

O Pato Futsal, um dos clubes mais vitoriosos do Paraná, chega como um dos principais postulantes ao título da Chave Ouro. Com um elenco reformulado e com diversas contratações de peso, o objetivo é fazer uma “varrida” e levar Chave Ouro, Copa do Brasil e Liga Nacional de Futsal tudo no mesmo ano. Será que o Pato consegue?

Fala professor, Lacerda:

 “Estou muito contente com o desenvolvimento do grupo. A pré-temporada foi intensa e já conseguimos criar uma identidade, uma cara de equipe aguerrida, e agora vamos aperfeiçoando na medida dos jogos”.

Fala presidente, Giovani Geron:

“É mais um momento muito importante na história do Pato. Trata-se do início de um novo ciclo e com o DNA de campeão, pois o futsal está no sangue do pato-branquense”. 

Elenco:

Alê Falcone (G)
Dudu Felten (G)
Ryan (G)

André Luiz
Beiçola
Cabreúva
Éder
Rangel
Gregory
Keel
Leozinho
Luciano
Samuka
Dedezinho
Sinoê
Xitão

Técnico: Sérgio Lacerda


Umuarama Futsal

Depois de um 2021 conturbado, com a tragédia na Serra Catarinense, o Umuarama quer um 2022 diferente, e voltar a lutar por títulos. Na Chave Ouro do ano passado, o time treinado por Nei Victor caiu na semifinal, e para esse ano, a vontade é de ir ainda mais longe, e quem sabe, conseguir o título paranaense.

Fala professor, Nei Victor:

“Fizemos vários amistosos, que servem para o jogador demonstrar na prática o que ele tem a oferecer, não o que imaginamos ou muitas vezes treinamos. É uma preparação importante para os jogos oficiais, onde não há margem para erros. Expectativa para a Chave Ouro é a melhor possível”.

Fala presidente, Nil:

“Apesar da tragédia, conseguimos resultados satisfatórios em 2021 e queremos chegar mais longe neste ano, por isso o elenco foi praticamente todo renovado. A comissão técnica foi mantida e o time bem reforçado para as competições que vamos encarar esse ano”.

Elenco:

Luccas Hentz (G)
Jordan (G)
Gabriel Maina (G)

Léo Café
Mura
Andinho
Foguinho
Danilo
Léozinho
Daniel Mosconi
Vinicius
Batista
Alef 
Carioca
Ferro
Guigui
Herick
Léo Costa
Marquinhos
Jadson

Técnico: Nei Victor

Bruno Rodrigo
Jornalista formado pela Univel. Repórter no Grupo Tarobá de Comunicação e co-fundador do De Prima PR.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos Artigos