O De Prima Paraná é um portal independente, com foco no futebol profissional do Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná. O De Prima Paraná também esta presente no Facebook, Instagram e Twitter, sendo um veículo de comunicação totalmente online.

O De Prima foi criado em 2020, ainda na plataforma Medium, como uma forma de diversão para dois amigos, que encontravam no futebol uma forma de produzir conteúdo para um pequeno público de amigos que acompanhavam o futebol de Cascavel e Toledo. Depois da cobertura durante o Paranaense 2020, o blog no Medium foi deixado de lado, já que o conteúdo havia se tornado escasso e pouco acessível, por conta do advento da pandemia de Coronavirus.

No final de 2020, com o Campeonato Paranaense 2021 se aproximando, surgiu a ideia de regressar a produzir conteúdo para os times do Oeste do Paraná, mas também a vontade de expandir o conteúdo, e deixar de ser um site ativo apenas durante o Paranaense. O De Prima então se expandiu para o Sudoeste Paranaense, deixando de cobrir apenas as equipes de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, e passando a agregar o Azuriz de Pato Branco e o União de Francisco Beltrão.

Além da expansão para o Sudoeste, a mudança de plataforma também foi fundamental para a profissionalização do Portal. O De Prima deixou de ser hospedado na plataforma Medium, e passando a ser um site incluso no WordPress, com URL própria.

O De Prima traz consigo a ideia de produzir conteúdo de qualidade para uma região do estado que tem um escassez de material esportivo veiculado na imprensa, principalmente no meio online. A missão do De Prima é dar visibilidade a essas equipes e atingir um público carente por conteúdo dos times da região Oeste e Sudoeste do Paraná.